sexta-feira, 1 de maio de 2015

Viagem com o meu avô

Manuel Simões Simões Ferreira, homem da minha vida.
Hoje dia 1 de Maio celebro-te. Com musica e escrita.
Ao vires ao mundo neste dia deste origem à minha felicidade maior. Para sempre seremos um. 
Oh happy day! Um dia feliz para mim.
Uma celebração que gostámos sempre.Dia do trabalhador,dia de conquistas.
O teu dia.
Estamos ligados pelo amor, palavras,literatura e música. 
Silêncios, cumplicidades e brincadeiras. 
És o meu herói, o meu dom de amar, as minhas virtudes, o meu talismã, o meu fado, o meu destino, o meu equilíbrio, o meu tesouro. O meu conselheiro, a minha saudade maior. Minha ausência diariamente sentida.
Mas diariamente a tua companhia é por mim percebida.
Diariamente guardado, admirado e nunca nem por segundos esquecido.
Dizem que te apaixonaste por mim mal me viste. Tomaste-me para os teus braços e de lá não saí mais. Dos teus braços e da tua vida. 
Deixaste de saber viver sem mim. Dedicaste-te a mim. Dizias que morrias se eu não estivesse presente. Até ao último suspiro fiquei.Na véspera de me deixares chamaste-me para te cantar um fado. Eu só queria rir. Eu a cantar o fado, bem... cá vai...cantei. Tu disseste que eu estava desafinada. Espero que não tenha sido o choque de me ouvires cantar que te fez ir embora demasiado cedo.
Desde que te percebi, apaixonei-me e a ti me dedico. Cada dia da minha vida. Ainda hoje a minha vida te dedico. Como retribuição. Durante muitos anos não soube o que era viver sem ti. Depois habituei-me. A tudo nos habituamos. Mas não esquecemos.
Somos perfeitos um com o outro como costumávamos dizer em cada longo passeio que fazíamos. E estes aconteciam diariamente. Eu corria à tua frente e voltava para te dar a mão. Tu dizias que eu andava duas vezes mais do que tu. Cada passo teu eram 5 meus. Ríamos das minhas tentativas de te acompanhar os passos. Qualquer acontecimento da minha vida simples, pequeno, ou importante, tu estás presente. Formaste-me o carácter. Ensinaste-me a ser independente, responsável, rebelde e livre. Um dia eu teria de cuidar de mim sozinha dizias-me. Antecipaste na perfeição. 
Vivíamos no tempo do fascismo, eu sendo rapariga estava ainda mais desprotegida, os meus pais viviam longe. Tu eras velho, dizias. 
Ensinaste-me a ser inconformada, consciente e curiosa, a procurar respostas por mim. Ensinaste-me a ler e sobretudo a amar as letras. A gostar de escrever. Protegeste-me, defendeste-me e deste-me reguadas. Eu fugia à volta da mesa redonda e tu corrias atrás sabendo que ia acabar em mais uma das nossas brincadeiras.Ouvias-me pacientemente cantar e repetir as canções do festival da eurovisão. Tanta paciência...
Sabias de tudo: química, física, matemática, astronomia, História, literatura...
Comias com uma travessa de porcelana chinesa que tinhas trazido de uma das tuas viagens( que guardo) e talheres de prata. 
Ensinaste-me a sentar e a comer como uma senhora. Aprendi tudo. Queria aprender tudo o que viesse de ti. Queremos sempre absorver tudo o que vem dos nossos heróis.
Hoje se me visses...até como sentada numa tabanka em cima de uma capulana e com as mãos. 
Éramos o rock e a amiga, sem eu saber quem eram esses personagens. Éramos uma dupla imbatível. Tu com 2 metros de altura, lindo e eu um "cotomisso" como dizias. A tua besnica como dizia a avó.
Quantas vezes enquanto escrevo os teus olhos claros vertem a transparência do teu amor sobre as minhas palavras e aí eu sei que elas deixam de ser as minhas poesias e são as nossas. 
O mundo me explicas através delas. Como sempre fizeste. Sempre as palavras.
Todas te dedico. 
Até breve meu amor. 
No dia em que me fores receber, 
é no teu abraço 
dentro do teu peito 
como num dia distante aconteceu,
que me quero perder.

https://www.youtube.com/watch?v=a37bBm8pXSk

Sem comentários:

Enviar um comentário