domingo, 10 de maio de 2015

Insensatez vs lucidez

O mundo perdeu-me com a sua insensatez
por falta de mérito.
Ganhou-me a insanidade 
pela sua capacidade de me prender
e de me encontrar.
Mais louca me vou tornar
menos regras vou ter
menos certezas 
menos normal vou ser
mais acordada vou ficar
menos dormente 
e com mais loucura lhe vou responder.
Só vou aceitar conselhos da morte
dela não tenho as menores suspeitas
sei que é certa, fiável, segura
sabe da vida
da minha vida
de todas as vidas
sabe das minhas lágrimas
deixa-se por elas regar
quando 
vestida de sábia me diz: 
-a tua vida pertence-me!
e eu encolho-me...
de medo? 
feliz?
Não, só de pena de mim 
que estropiada fico
quando me leva uma das minhas células.
Que ninguém se julgue tão poderoso
capaz de construir um plano alternativo 
para se prevenir da morte
Um dia quando ela se chegou muito perto, 
deitada na minha cama, 
roubando-me afagos 
confidenciou-me:
- dou-te mais tempo...
vai por aí, colhe flores,
canta o sol, o mar, os jardins, 
escreve as noites nas fases de várias luas
desenha os dias de risos, 
saúda as cervejas, 
o vinho tinto sangue
esculpe os passos de dança, 
o abraço quente 
marca os beijos doces
saboreia os frutos secos
devora as palavras dos livros, as palavras dos poetas, 
pinta as palavras tuas.
Oferece-te de presente
ao namoro que te vestir de musica
e ao te despir a essência
te descobrir deusa.
Ao se despedir sem me tocar,
(ela que me possui)
murmurou:
o teu corpo não me pertence
é a tua alma louca que virei reclamar.
Não me levou
e a sonhar com a vida me deixou.
Nos seus conselhos vou confiar
viverei em paz
embrulhando em lucidez a minha loucura 
até tudo terminar.

Sem comentários:

Enviar um comentário